quinta-feira, 29 de julho de 2010

1 Escolha da profissão, e agora?!

     Desde pequena amo desenhar, pintar, inventar coisas novas... Enfim, sempre gostei de todas as áreas que envolvem criatividade. Ai a gente cresce e percebe que pode trabalhar com o que mais gosta, o que sabe fazer melhor, aquela coisa mais conhecida como o DOM que todos tem.
As opções são várias e a confusão começa quando você menos precisa dela, mais ou menos no Ensino Médio, a hora em que você decide o que vai fazer para o resto de sua vida. Parece uma escolha muito difícil, toda aquela pressão e indecisão aparecem e você já não tem mais certeza de nada. Afinal, é para o reeesto de sua vida, um período bem grande.
    O melhor a fazer é se concentrar e até ignorar um pouco todas aquelas pessoas que não cansam de falar de Enem e Federal, Enem e Federal, Enem e Federal! (Tudo bem que elas só querem ajudar, mais as vezes acabam atrapalhando XP)
    Não se desespere! Uma decisão fácil e que ajuda muito, é riscar todas as opções que você tem certeza que nunca faria, que realmente não são a sua cara e não te deixam feliz. (No meu caso: Medicina, Advocacia, Administração...)

    A grande confusão, ou talvez solução de hoje é a liberdade que temos para nem sempre precisar seguir literalmente um desses cursos que as faculdades dispõem. Por exemplo: Você pode amar cozinhar, se formar uma Chef de Cozinha e não necessariamente virar uma Chef de Cozinha de um restaurante. Você pode abrir um Buffet de Festas, se especializar em criar festas surpresas em domicilio, ser a precursora desta área e ficar super feliz com o retorno profissional e pessoal. (É uma ideia boa heim?! Acho que nem existe isso ainda. Fica a dica uahsuahsuhaus)
    Além do mais errar é humano, e muitas pessoas já acabaram trocando de curso. O que não pode é se sentir culpado e permanecer em alguma coisa que você não goste, isso só piora a situação. Você pode acabar tendo sucesso nessa área e muito dinheiro, mais e quanto a felicidade e satisfação pessoal? 
    Nessa semana eu comecei a fazer o Curso Técnico de Estilismo, no Senai, aqui de Curitiba. Isso porque como eu estudo no Sesi, tenho como aluna a opção de escolher entrar em um curso técnico, já que Sesi e Senai fazem parte do sistema Fiep.
    Eu tive a opção de iniciar o curso no começo do ano, assim cursaria um ano junto com o 3º do Ensino Médio e mais um ano depois que acabasse, totalizando 2, mas acabei não me interessando.(As opções eram mais voltadas para os meninos: Edificações, Mecânica, Automobilistica, Biotecnologia, Eletrônica e a única opção na área criativa: Estilismo.)
    As minhas amigas não acreditaram, viviam dizendo que Estilismo era a minha cara, e que eu tinha perdido uma oportunidade. Meus pais apoiaram a decisão, vendo que eu tinha decidido seguir outra área criativa, talvez Design ou Arquitetura como eles. O tempo foi passando e eu fui me desfazendo da certeza de que aquilo não era pra mim e alimentando um arrependimento. Acabei percebendo a tempo que queria fazer o curso, e que afinal ele era a minha cara.
    Mesmo depois de muitos "Eu avisei", deu tudo certo, e agora eu estou super empolgada!
    Mas isto não quer dizer que eu vá ser uma Estilista. Eu posso seguir qualquer área da moda, ou acabar unindo isto com outra faculdade, outra especialidade, com outras ideias... Eu não desconsiderei cursar Design. As opções são várias, o importante é você gostar da que escolher e não ter medo de inovar.

Um comentário:

  1. Estuda no Sesi? Nossa que legal eu também. Passei pro segundo ano e vejo a escolha do curso de aproximar cada vez mais, mas acho que as opções com relação a moda aqui na Bahia são poucas, e o curso oferecido é o de Vestuário que tenho medo de não ser exatamente o que eu quero já que pretendo ser editora ou produtora de moda futuramente, enfim, amei o post, achei bem legal e interessante.
    Beijos

    http://oncinhazul.blogspot.com

    ResponderExcluir

COISIQUEIEM A VONTADE!
Em caso de perguntas, elas serão respondidas por aqui mesmo (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...